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Alimentação nas férias: como manter uma rotina saudável

08.Dez

Alimentação nas férias: como manter uma rotina saudável | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O período de férias está chegando, e nessa época, pode ser difícil manter a rotina de alimentação das crianças. Com eles em casa o tempo todo, é mais complicado organizar lanches e refeições saudáveis diariamente, e, em caso de viagens, se torna ainda mais complexo preservar os bons hábitos alimentares.

Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível oferecer alimentos saborosos e nutritivos sem abrir mão das atividades de lazer das férias. Confira algumas dicas! Boa leitura.

Evite os exageros

Nessa época, é comum que até mesmo nós, adultos, cometamos alguns exageros em relação à comida. As festas, confraternizações e a oportunidade de conhecer restaurantes novos são coisas que nos tiram da rotina.

É claro que não devemos impedir que a criança coma o que goste ou que ela participe das atividades de lazer programadas, por isso, tente reservar momentos especiais para os alimentos que não são tão saudáveis, como os fins de semanas e as celebrações em família, por exemplo. No dia a dia em casa, busque ao máximo oferecer boas opções, e ensine seus filhos a comer apenas o suficiente, sem gula, evitando que exagerem e passem mal.

Use a imaginação

Para tornar a alimentação saudável mais atrativa, é interessante ter um cuidado maior com o visual dos pratos. Cortar as frutas em formatos diferentes para formar um desenho, por exemplo, é uma ideia que pode funcionar. Também capriche nas cores, com legumes de diversas variedades, para que a comida seja vibrante e colorida, chamando a atenção dos pequenos.

Envolva as crianças nos preparos

Aproveite que a família está em casa para ter momentos únicos cozinhando juntos. Além de ser uma maneira de passar tempo de qualidade com seus filhos, quando as crianças estão envolvidas no preparo dos alimentos, elas se tornam muito mais curiosas para prová-los. Por que não escolher uma receita especial e tirar um dia para prepará-la?

Desde a compra dos ingredientes, até arrumar a mesa, todas essas atividades podem e devem ter a participação dos pequenos. É uma forma de ensiná-los os bons hábitos de alimentação e higiene culinária.

Prepare lanchinhos para viagem

Se a sua família vai passar alguns dias fora, ou mesmo, uma tarde ou um dia em um local diferente, prepare com antecedência lanches saudáveis e práticos para levar. Frutas picadas, castanhas, sanduíches de pão integral e sucos naturais são ótimas opções. Assim, você evita que a criança tenha fome e peça por produtos disponíveis no passeio, que geralmente são industrializados ou cheios de gordura e açúcares.

Não esqueça a água

Além de preparar alimentos práticos para levar, mantenha as garrafas de água sempre abastecidas. Especialmente em locais abertos, a criança pode se sentir muito cansada e com sede, depois de brincar, correr ou andar bastante. Para evitar a vontade por refrigerantes ou sorvetes, ofereça sempre água.

Descubra mais dicas no blog

Não sabe quais alimentos incluir no seu planejamento para as férias? Confira o meu blog para receitas de lanches e refeições nutritivas e saborosas para os pais e as crianças preparem juntos!

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