Sabrina Orlandin | Nutri Materno Infantil

Blog

Hidratação no verão: o cuidado com as crianças nessa época do ano

11.Jan

Hidratação no verão: o cuidado com as crianças nessa época do ano | Sabrina Orlandin Nutricionista Materno-infantil

O verão já chegou e as férias atestam que é hora de se divertir com os pequenos: muita praia, sol, piscina, brincadeiras, lazer e união em família para celebrar esse período de descanso tão esperado e merecido.

No entanto, todas essas atividades pedem uma certa cautela por parte dos papais: é preciso estar atento se o seu filho está se hidratando da melhor maneira para poder aproveitar tudo isso com saúde e disposição.

Com o forte calor, a desidratação pode se tornar uma preocupação. Além disso, a alteração na rotina também causa mudança de hábitos de toda a família, o que nem sempre é bom.

Quer saber como evitar tudo isso? Continua aqui no meu blog e leia esse texto que preparei exclusivamente sobre o assunto, junto com algumas dicas importantes e saudáveis.

A importância de se manter hidratado no verão

Cada vez mais, os verões estão quentes. Com este calor excessivo, o suor fica mais intenso e o corpo pede por uma hidratação adequada. Por isso a necessidade de beber muita água, sucos naturais, água de coco e etc.

Além disso, ingerir líquidos deve ser uma ação exercida frequentemente. Isto deve se tornar um hábito para, consequentemente, garantir um corpo mais hidratado.

Ofereça água, sempre

A maneira mais fácil de hidratar o pequeno é oferecendo água. Nenhum outro líquido substitui o seu poder de hidratação, por isso, sempre mantenha por perto uma garrafinha.

No caso de crianças, os pais precisam oferecer água diversas vezes ao dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças devem ingerir de quatro a seis copos ao dia.

Quais alimentos são recomendados para os pequenos no verão?

Tão importante quanto a hidratação é a alimentação, para manter a saúde das crianças em dia. Por isso, evite frituras e salgadinhos, que não têm muito valor nutritivo e apresentam uma alta quantidade de sal, gordura e conservantes.

Neste período, os alimentos devem ser os mais naturais possíveis, como legumes, grelhados e frutas, em especial os que têm mais líquido e vitaminas, como melancia, melão, laranja, abacaxi e maçã.

Apostar em picolés de fruta caseiros é uma ótima forma de hidratar a criançada de uma maneira saborosa e divertida.

Receitas de picolé de frutas: hidrate os pequenos com muito sabor!

Picolé de chocolate com banana

Ingredientes
2 bananas
2 colheres de sopa de cacau sem açúcar
1 xícara de leite de coco ou leite integral

Modo de preparo: bata o cacau e o leite de coco (ou leite integral comum) no liquidificador. Corte as bananas em rodelas e espete no palito de picolé. Coloque os palitos e o chocolate batido em forminhas de picolé. Espera congelar e sirva.

Picolé de Framboesa com Chia

Ingredientes
1 xícara de framboesas congeladas
1 xícara de morangos congelados
1/3 de xícara de sementes de chia
½ xícara de suco de uva
¼ de xícara de água

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coloque a mistura em formas de picolé e congele.

Picolé de Limão

Ingredientes
250ml de água gelada
35ml de suco de limão tahiti
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, separe nas forminhas para picolé, espete os palitos e leve para congelar.

Fique de olho!

Para conferir mais dicas sobre alimentação infantil, confira os outros artigos no meu blog!

Clique para saber mais!
Receba nossa newsletter!